+55 11 2145-6611
Pinacoteca - 4x1

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pina_Luz

Trata-se de um dos mais importantes e renomados museus de arte do país. Sua fundação remete ao ano de 1905 sendo hoje o mais antigo museu de arte de São Paulo.

O museu ocupa um prédio construído em 1900 no Jardim da Luz, centro de São Paulo.

  • Pinacoteca - FACE

Artes visuais com ênfase na produção brasileira

Detentora de um dos maiores e mais expressivos acervos de arte brasileira a Pinacoteca do Estado de São Paulo conta com mais de 10 mil peças que, em sua maioria, abrangem a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.

Outro destaque refere-se à Coleção Brasiliana composta por trabalhos de artistas estrangeiros com atuação no Brasil.

História

  • Pinacoteca Historia

Originalmente construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios (instituição encarregada de formar técnicos e artesãos da cidade) o prédio da Pinacoteca foi projetado em 1895 pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Concebido em colaboração com Domiziano Rossi o projeto foi idealizado em estilo neorrenascentista.

Em 1901 o edifício foi ocupado pela Pinacoteca do Estado, que viria funcionar de fato em 1911 quando aconteceu a Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes.

Logo nos primeiros anos de existência, em 1913 a Pinacoteca foi palco de uma mostra itinerante de arte francesa. Essa mostra seria a primeira de uma série dedicada à arte das nacionalidades latinas europeias. As próximas exposições seriam das escolas italiana, espanhola e portuguesa. Entretanto, a Primeira Guerra Mundial impediu o projeto de seguir adiante.

Em 1930 o edifício foi danificado por um incêndio que destruiu grande parte dos registros históricos do Liceu de Artes e Ofícios.

No ano de 1932, por ocasião da Revolução Constitucionalista, o prédio foi requisitado para ser utilizado por combatentes, sendo ocupado pelos integrantes do Batalhão Militar Santos Dumont. Os setores administrativos da pinacoteca foram transferidos para um edifício na Rua Onze de Agosto, onde funcionava a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

O museu retornou ao antigo edifício da Avenida Tiradentes em 1947.

No dia 5 de maio de 1982 o edifício da pinacoteca foi tombado pelo CONDEPHAAT. Após o tombamento uma campanha em prol da ocupação total do edifício foi ganhando força e apoio da classe artística.

Reestruturação

Em 1992 o artista plástico Emanuel Araújo foi eleito diretor do local. Sua gestão foi marcada por um período de grandes mudanças acarretando visibilidade e prestígio internacional à instituição.

O prédio passou por uma reforma completa entre 1993 e 1998. Essa reforma acabou por conferir o prêmio de arquitetura Mies Van der Rohe no ano de 2000 ao seu autor, Paulo Mendes da Rocha.

Araújo era categórigo ao afirmar que o centro de São Paulo não deixaria de ser o cartão postal da metrópole. Então decidiu mudar a entrada do estabelecimento, que anteriormente era na Avenida Tiradentes, para a frente da Estação da Luz.

A reabertura ao público ocorreu em fevereiro de 1998.

Em 2001, a exposição Auguste Rodin: A Porta do Inferno alcançou uma marca impressionante tendo levado mais de 200 mil visitantes à pinacoteca.

  • 800px-Pinacoteca_of_Sao_Paulo_%28Interior%29

Estação Pinacoteca

Pina_Estação

A partir de 2003 o prédio onde, por mais de 50 anos, funcionou o DOPS (Departamento de Ordem e Política Social) passou a ser administrado pela Pinacoteca do Estado.

O espaço de 8 mil metros quadrados é conhecido como Estação Pinacoteca. Além de abrigar um Centro de Documentação e Memória o prédio conta com a coleção José e Paulina Nemirovsky composta por obras pertencentes ao modernismo brasileiro.

  • Esta%C3%A7%C3%A3o_Pinacoteca_3

Cafeteria

  • 03

Depois de visitar as exposições da Pina_Luz, você pode conhecer o Flor Café e aproveitar para almoçar, tomar um lanche ou fazer uma pausa apreciando o parque Jardins da Luz, um dos mais antigos de São Paulo.

Informações

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h).
End.: Praça da Luz, 2 - Luz - Centro (Metrô Luz).
Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 para estudantes, crianças e idosos. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

Grátis aos sábados.

Tel.: (11) 3324-1000
www.pinacoteca.org.br

O Hotel Castelar oferece a melhor relação custo-benefício para a sua hospedagem perto da PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO, localizada no Jardim da Luz no bairro do Bom Retiro.

As diárias incluem café da manhã completo, acesso à internet (Wi-Fi) e vaga de estacionamento grátis.

NÃO COBRAMOS TAXAS DE SERVIÇO

  • Consulte Tarifas - RED - Leaderboard
Fechar