Congonhas e Santos Dumont inauguram a 1ª ponte aérea biométrica do mundo

Primeira ponte aérea do mundo | Hotel Castelar

A partir da próxima terça-feira (15) a primeira ponte aérea biométrica do mundo irá entrar em fase de testes nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

A fase inicial de testes do projeto Embarque + Seguro 100% Digital teve início em 11 de março de 2021 no aeroporto carioca.

Processo mais ágil e seguro

Através desse projeto idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pelo Serpro (empresa de tecnologia do Governo Federal) as autoridades buscam proporcionar maior eficiência, agilidade e segurança no processo de embarque nos aeroportos.

A tecnologia faz uso do reconhecimento facial e irá dispensar a apresentação de documentos e cartões de embarque.

Nos testes iniciais o tempo de checagem por passageiro foi de aproximadamente 2 segundos.

Além da rapidez apresentada outra vantagem refere-se à ausência da necessidade de manusear papéis e documentos físicos alinhando-se às boas práticas de combate à covid-19.

Testes do projeto-piloto

Os testes do projeto-piloto irão ocorrer em 3 fases:

  • No balcão de check-in: passageiros convidados pela Azul Linhas Aéreas terão seus dados biométricos validados de acordo com as normas do Governo;
  • Na entrada da sala de embarque: aqui irá ocorrer o reconhecimento facial do passageiro para acesso à sala de embarque;
  • No portão 1: a última fase do controle biométrico tem por objetivo permitir a entrada do passageiro na aeronave.

A 1ª ponte aérea biométrica do mundo

Embora o reconhecimento facial esteja presente há algum tempo em aeroportos ao redor do planeta a ponte aérea Rio-São Paulo será a primeira a contar com a tecnologia de ponta a ponta.

A intenção dos órgãos governamentais é incrementar ao longo do tempo o número de aeroportos que utilizam a tecnologia para agilizar processos de embarque e garantir segurança nos controles exigidos pelo transporte aéreo.

Comments are closed.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Ao navegar pelo site, você autoriza o Hotel Castelar a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.

Abrir chat