(11) 2145-6611 [email protected]

Separamos várias informações úteis, dicas e curiosidades para que você programe a sua visita.

Trata-se de um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo.

Que tal conhecer um pouco mais sobre este importante marco da capital paulista?

Um pouco de história

O Mercado Municipal, que está localizado na Rua da Cantareira, no centro da capital, começou a ser construído no ano de 1928, e sua inauguração foi em 25 de janeiro de 1933. Lembrando que, 25 de janeiro é o dia do aniversário de São Paulo.

Moradores da cidade acreditavam que o então mercado não seria um negócio de sucesso, isso porque não havia transporte público que interligasse outras partes da cidade ao mercado.

No entanto, o Mercado Municipal da Cantareira se tornou um dos símbolos turísticos da capital paulista. Com o Trenzinho da Cantareira, foi possível fazer uma ligação com as demais partes da cidade.

O famoso mercado, que antes serviu como um quartel e depósito de armas para os oficiais da Revolução de 1932, se tornou como uma referência nacional e um lugar de estudos para pesquisadores e universidades, como também para turistas.

O que fazer

Não foi à toa que o Mercado Municipal da Cantareira se tornou um ícone e cartão postal da cidade. No local existem cerca de 318 bancas espalhadas por um espaço de 12,6 mil m².

São recebidas de segunda a sexta, e por dia, mais de 10.000 pessoas. Esse número dobra nos finais de semanas e feriados prolongados.

A primeira coisa a se fazer por lá é conhecer arquitetura neoclássica do prédio e a história que guarda do tempo em que era um quartel para oficiais da Revolução de 1932.

Mas o passeio vai além disso. No mercado você encontra uma grande diversidade de cores, de sabores e de aromas.

Nas bancas você encontrará de tudo, desde comidas prontas até ingredientes como temperos e condimentos, além de frutas e verduras, carne branca e vermelha, chocolate, vinho, queijo, vasos de flores, charutos, e até mesmo animais de estimação.

Produtos regionais e internacionais

No Mercado Municipal de São Paulo você também encontrará diversos produtos de outras regiões brasileiras, como a castanha de caju, o azeite de dendê e o camarão do Nordeste, além do doce de leite de Minas Gerais.

Também encontrará uma diversidade de produtos importados, como a castanha de Portugal, o açafrão da Espanha, o pistache do Irã e o arroz da Itália.

Você sabia?

A partir de 2003 com a restauração do mercado, se popularizaram diversos pratos deliciosos. Em sua visita não deixe de experimentar o famoso sanduíche de mortadela e o bolinho de bacalhau, como também o pastel gigantesco.

Você também poderá conhecer e até mesmo degustar frutas que não são típicas do Brasil, como a granadilha, mangostin, atemóia e mamey.

Vale lembrar que muitas dessas frutas apareceram na novela global, A Próxima Vítima. Aproveite para conhecer a Barraca do Juca, que se tornou famosa durante as filmagens da novela. Outra curiosidade é a possibilidade de você adquirir carnes exóticas tais quais a de coelho, rã e jacaré, faisão, perdiz e de capivara.

Serviço

Endereço

Mercado Municipal de São Paulo, R. Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01103-200

Chegando de Metrô

As duas estações de Metrô mais próximas do Mercadão são:

  • Estação São Bento (Linha Azul) – 500 m
  • Estação Luz (Linha Azul) – 700 m

Chegando de carro

Apesar de se tratar da opção menos indicada (principalmente aos sábados) devido ao considerável aumento do trânsito na região, o Mercadão conta com estacionamento próprio administrado pelo sistema Zona Azul.

Existe também a oferta de vagas em estacionamentos particulares nas proximidades.

Chegando de bicicleta

O Mercadão conta com 22 vagas para que os ciclistas estacionem as suas magrelas.

Apesar do uso dos paraciclos ser gratuito os ciclistas deverão trazer suas próprias correntes e cadeados.

Horário de funcionamento

Atacado: 
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo: 
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Sugerimos que, antes de programar a sua visita, verifique se o Mercado estará aberto para visitação.

Maiores detalhes e informações sobre o horário e dias de funcionamento poderão ser obtidos no site Portal do Mercadão.

Hotel próximo do Mercado Municipal de São Paulo

Se você busca um hotel próximo do MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO o Hotel Castelar oferece uma excelente relação custo-benefício para a sua hospedagem.

Consulte Tarifas / Check Rates | Hotel Castelar

ESTACIONAMENTO

grátis!

EXCLUSIVO PARA RESERVAS NO SITE DO HOTEL

Cortesia limitada a 1 veículo por apartamento exclusiva para veículo de passeio, moto, caminhonete ou SUV.

Open chat