(11) 2145-6611 [email protected]

Bom Retiro e Rua José Paulino

Rua José Paulino: Origens

Inicialmente conhecida como “Rua dos Imigrantes” a Rua José Paulino localiza-se no bairro do Bom Retiro.

No início do século 20 o Bom Retiro era um bairro essencialmente operário e abrigava principalmente imigrantes italianos.

Já as atividades comerciais concentradas na Rua José Paulino não eram exercidas por italianos, mas sim, por imigrantes portugueses, turcos, sírios e libaneses.

A partir da década de 1920 começaram a se instalar no bairro diversos imigrantes judeus sendo que esse fluxo se intensificou durante o período da Segunda Guerra Mundial. Os judeus começaram a moldar a atual vocação do bairro ao se dedicarem ao ramo têxtil (confecção e comércio).

A partir do final da década de 1960 teve início a chegada de imigrantes sul-coreanos que começaram a comprar as principais lojas do bairro. Esse movimento se intensificou na década de 1980 em grande paerte graças a uma lei de 1982 que anistiava imigrantes ilegais.

Atualmente o comércio da Rua José Paulino e imediações é dominado justamente pelos coreanos que acompanham em suas lojas as tendências e novidades do mundo da moda.

Moda e confecções

Atualmente a Rua José Paulino é considerada por muitos como um “polo gerador de moda”.

Mesmo sendo possível encontrar mercadorias mais populares a José Paulino atrai consumidores e comerciantes de diversas partes do país e até mesmo do exterior pelas roupas mais elaboradas como vestidos de festa e até de noivas.

São encontradas tanto lojas dedicadas ao comércio no atacado quanto excelentes oportunidades para quem compra no varejo.

Entre todos aqueles que visitam a Rua José Paulino um ponto não se discute: lá é possível encontrar artigos de excelente qualidade com preços mais baixos do que os praticados nos grandes shoppings, principalmente se comparados a marcas famosas.

O 25º bairro mais descolado do mundo

Em setembro de 2019 a revista britânica de entretenimento Time Out elegeu o Bom Retiro como o 25º bairro mais “cool” do mundo.

Segundo a publicação foram entrevistadas 27 mil pessoas de diversos países na pesquisa que colocou o bairro lisboeta de Arroios no primeiro lugar dessa lista.

O bairro tem grande destaque por diversos movimentos migratórios que ao longo do tempo ajudaram a transformá-lo num importante polo comercial, entre outras caracteríticas.

Esses movimentos tiveram início com comunidades de imigrantes italianos e judeus. Atualmente esse papel cabe principalmente às comunidades de coreanos e bolivianos.

A revista destaca a importância do aspecto cultural do Bom Retiro ao sugerir passeios como a Pinacoteca do Estado, a Sala São Paulo e a Estação da Luz, entre outros.

Além da cultura a gastronomia foi outro fator preponderante para eleger o Bom Retiro como o bairro mais decolado do Brasil.

No bairro podemos encontrar representantes de várias cozinhas como é o caso dos restaurantes Acrópoles (grega) e Delishop (judaica).

Se você procura um hotel próximo do Bom Retiro e Rua José Paulino o Hotel Castelar conta com tarifas promocionais para a sua hospedagem em São Paulo.

Hospede-se conosco e não deixe de conhecer este que é considerado um dos maiores polos geradores de moda do Brasil!

ESTACIONAMENTO

grátis!

EXCLUSIVO PARA RESERVAS NO SITE DO HOTEL

Cortesia limitada a 1 veículo por apartamento exclusiva para veículo de passeio, moto, caminhonete ou SUV.