Hotel próximo do Teatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal

Um dos grandes expoentes da cena cultural paulistana, o Teatro Municipal (a grafia Theatro Municipal ainda é utilizada em algumas publicações) que teve as suas linhas arquitetônicas inspiradas na Ópera de Paris foi inaugurado em 1911 para o lazer da elite da época.

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, hoje em dia o Municipal não faz distinção entre os seus visitantes. Aliás, atualmente a intenção é justamente a de fazer com que todos conheçam a sua arquitetura e a sua história.

O Teatro organiza passeios guiados pelo seu interior. A visita dura cerca de uma hora e passa por cinco ambientes: saguão, escadaria principal, sala de espetáculos, hall dos camarotes e sação nobre.

O prédio passou por inúmeras reformas e restauros durante os seus mais de cem anos. Diversas diferenças estruturais e curiosidades são reveladas nesses passeios.

Não se esqueça de levar a sua câmera fotográfica pois a arquitetura e a decoração são impressionantes!

Salão dos Arcos

Após algumas reformas o Salão dos Arcos recebeu itens de conforto como, por exemplo, um moderno sistema de ar condicionado. Atualmente o espaço abriga eventos, exposições e coquetéis de estreia das óperas do Municipal.

Este espaço voltou a ser foco das atenções devido a um projeto que prevê a instalação do bar Arcos que deverá ser comandado pelo empresário Facundo Guerra.

No subterrâneo do Municipal encontra-se um espaço bastante peculiar. Trata-se do Salão dos Arcos, uma área de 340 m² onde está localizada a fundação do prédio.

As paredes são inspiradas nas antigas construções romanas e foram levantadas com blocos de granito e tijolinhos de alvenaria sem a utilização de nenhuma gota de cimento.

Apenas 9 minutos de caminhada separam o Hotel Castelar do Teatro Municipal de São Paulo!
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/ nº

Telefone: (11) 3053-2100

Internet: www.theatromunicipal.org.br

Metrô: Anhangabaú